De acordo com um estudo de comportamento de consumo da Motorola Solutions na América Latina, a tendência de incorporar tecnologias móveis incentiva usuários a buscar informações por conta própria
De acordo com um estudo de comportamento de consumo da Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI) na América Latina, 65% dos compradores preferem os postos de autoajuda nas lojas antes de uma compra assistida pelos vendedores, enquanto 63% dos representantes da geração X conseguem encontrar a informação que necessitam de forma mais rápida nos seus smartphones, do que consultar um vendedor na loja.
Essa é a razão pela qual as compras online aumentaram de 21%, em 2010, para 27%, em 2011. Dois terços dos usuários de smartphones gostariam de ter acesso Wi-Fi em seus dispositivos para buscar informações de produtos e postar enquanto fazem suas compras. Além disso, as aplicações tecnológicas nos dispositivos também foram avaliadas pela maioria dos pesquisados. O resultado aponta que 69% dos usuários admitem que gostariam de receber um recibo de compra eletrônica em seu e-mail, registrado tanto no seu dispositivo como na loja, com a finalidade de evitar a apresentação de um tíquete no caso de necessidade de troca de produto. O aplicativo de um mapa interno da loja resultaria em significativa melhora na busca por produtos, otimizando o tempo dos compradores e tornando a compra final mais eficaz.
O estudo de comportamento de consumo da Motorola Solutions para a América Latina (Holiday Shopper Survey) foi desenvolvido para revelar experiências e atitudes para a implantação de tecnologias em comércios varejistas, avaliar o autosserviço dos compradores e a conduta da compra online. O estudo foi realizado no México e no Brasil, em dezembro de 2011, pela agência de pesquisa TNS International, e contou com a participação de aproximadamente 400 consumidores.
Pontos importantes
• Aproximadamente 67% dos usuários da geração X admitiram sentir-se mais bem informados acerca dos produtos, preços e descontos que os vendedores encarregados da loja.
• Os aplicativos de GPS, comparação de preços e disponibilidade de produtos são os três primeiros baixados pelos usuários de smartphones na América Latina.
• A maior insatisfação com a compra online está relacionada aos processos de troca ou devolução de produto, acompanhada da disponibilidade de cupons e descontos.
“Os consumidores estão cada vez mais exigentes e demandam mais qualidade de serviço e atendimento, priorizando o imediatismo e a agilidade. A incorporação de tecnologia colabora de forma notável com esses aspectos, permitindo que o consumidor tenha a alternativa de realizar uma compra online ou visitando uma loja que disponibilize soluções tecnológicas. O portfólio da Motorola Solutions otimiza a experiência do usuário, equipando o mercado varejista com soluções tecnológicas voltadas à comodidade”, diz Lobsang Rodriguez, Gerente de Produto de Dispositivos de Computador Móvel, América Latina
Fonte: Motorola Solutions