Medidores de qualidade da banda larga começam a ser enviados pela Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na última terça-feira (27) que os voluntários do projeto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil começaram a receber os equipamentos medidores nesta semana. Os aparelhos, chamados de “whitebox”, são instalados nas residências escolhidas e fazem a aferição da qualidade do serviço de Internet contratado pelo usuário.

De acordo com a Anatel, 13 estados brasileiros e o Distrito Federal já começaram a receber os equipamentos, que serão distribuídos para todo o país. No entanto, apesar de alguns estados já terem começado a receber os aparelhos, a Agência afirma que precisará de mais voluntários para a conclusão do projeto.

A fim de permitir uma avaliação em todas as faixas de usuários, os voluntários são divididos em “células” de acordo com o estado onde residem, da empresa prestadora do serviço e da velocidade contratada. Como algumas células possuem muitos usuários e outras um número muito pequeno de pessoas, há a necessidade de se conseguir mais pessoas para a aferição.

Ainda segundo a Anatel, aqueles usuários que se cadastraram e não foram chamados para a primeira fase do projeto ainda poderão ser escolhidos, uma vez que a Agência promoverá, anualmente, uma renovação de 25% na base de voluntários. Podem participar do projeto pessoas físicas e jurídicas de todo o país que possuam um contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome. Para se candidatar ao trabalho voluntário, basta acessar o site do projeto e seguir as instruções.

Fonte: techtudo



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>