Ideias que mudaram a vida no planeta

Entre o final do século 19 e o começo do 20, cientistas mudaram radicalmente a vida no planeta. Foram descobertas paralelas, em lugares diferentes e num mesmo período de tempo. Para se entender melhor a relação entre suas iniciativas, é preciso estar atento à terminologia da época. Assim, quando se diz radiocomunicação, por exemplo, vale qualquer transmissão, seja de sinais ou por controle remoto – sem fio.

Com relação à principal invenção de Landell de Moura, é necessário esclarecer que telefone sem fio queria dizer radiotelefonia. Como já existia o telefone com fio (que segue até hoje), passou-se a dizer, nas transmissões de voz sem fio, “telefone sem fio” para a radiotelefonia ou o rádio. Nesse caso, o “telefone sem fio” de Landell era um aparelho que enviava mensagens através de um feixe luminoso. Um invento que o tempo mostraria que não vingou. Prevaleceu o aparelho com transmissão via ondas eletromagnéticas, que Landell também patenteou e, nos EUA, recebeu o nome de wave transmitter.

Fonte: Diário Catarinense



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>