Antigamente a comunicação entre jipeiros de diferentes regiões era mais fácil, pois PX era o padrão de rádio utilizado pelos Jeeps Clubes. Com a chegada do PY (VHF) e dos TalkAbout, muita gente migrou, fazendo com que algumas pessoas ficassem sem comunicação nos comboios fora de estrada. Conheça as diferenças.
PX
O Radio PX trabalha na freqüência radio cidadão que pode ser utilizada por qualquer pessoa sem nenhum tipo de autorização. Por conta dessa facilidade e o baixo preço, ainda é o mais difundido no meio off road.
A qualidade do sinal não é das melhores e seu alcance é relativamente curto, mas cumpre seu objetivo.
Os equipamentos mais comuns possuem 40 canais variando de 26,965Khz a 27,405Khz, porém as freqüências rádio cidadão vão até 27,605Khz (que seria o canal 60).
Talk About
São uma evolução dos Walk Talkie (que utilizei muito em minhas brincadeiras de criança), porém trabalham nas freqüências conhecidas como FRS (Family Radio Service) e GMRS (General Mobile Radio Service).
Normalmente são equipamentos tem até 22 que operam em UHF entre 462.5625Mhz e 467.7125Mhz com 0,5w, sem nenhuma necessidade de autorização. Alguns modelos ainda possuem um subtom que multiplica a possibilidade de comunicação sem receber interferência de outros usuários.
Devido ao formato tipo HT de pequeno porte abastecido por pilhas comuns, se tornou muito popular entre as pessoas que precisam de comunicação e não querem lidar com a burocracia necessária para se tornar um rádio amador.
Sua portabilidade, baixo custo e possibilidade de alcançar até 11km (em terreno aberto), levaram estes equipamentos também para o mundo fora de estrada.
PY (VHF e UHF)
Já os Rádio Amadores (PY) são muito mais completos e eficientes, pois trabalham de 144,000Mhz a 148,000Mhz em VHF e 430,000Mhz a 450,000Mhz em UHF.
A transmissão é muito mais clara e, através de repetidoras, você se comunicar com diversas partes do mundo. A desvantagem é que para operar um radio amador, é necessário possuir uma licença classe D.
Devido à sua eficiência na comunicação e a redução de custo com o passar do tempo, é cada vez mais comum encontrar rádios VHF entre os jipeiros pelo Brasil.
Teoricamente é impossível a comunicação entre esses três modelos, porém existem equipamentos chamados DualBand, que operam em VHF e UHF. Se você optar por um modelos cuja freqüência UHF ultrapasse os 450,000Mhz, você pode sintonizar um dos canais do TalkAbout (com subtom 0) e conversar normalmente. Haverá uma diferença de 0,005Mhz na freqüência, mas na prática, não interfere.
Existe uma teoria que diz ser possível “abrir” o rádio para que ele sintonize também as freqüências do PX, mas além de ser ilegal, eu ainda não vi funcionar. A tendência é que o PX deixe de equipar os jipeiros devido ao baixo alcance mesmo.
Fonte: http://www.zettel.com.br